terça-feira , abril 13 2021

Prefeito e vereadores de Presidente Juscelino tomam posse; veja lista de eleitos

Dr Pedro Paulo (PL) toma posse nesta sexta (1º) como prefeito de Presidente Juscelino (MA). Além dele, 9 vereadores assumem o cargo; eles foram eleitos em 15 de novembro. Suplentes podem substituir os vereadores que deixarem o cargo para ocupar uma outra função.

O novo prefeito de Presidente Juscelino, Dr Pedro Paulo (PL), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dele, 9 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O prefeito Pedro Paulo Cantanheide Lemos tem 36 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de médico e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 828.513,39. Já a vice Irenalva de Afonso Celso (Irenalva Sousa Teixeira), do PL, tem 43 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de dono de casa e tem ensino médio incompleto. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 80.000,00.

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do PL, com 3 vereadores.

Cabe à prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Presidente Juscelino vão representar 12.838 habitantes. A cidade maranhense tem um PIB de R$ 92.406.221,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,563, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Veja quem são os vereadores eleitos:DR.-PEDRO-PAULO-COM-A-ESPOSA-E-A-VICE-IRENALVA-COM-O-ESPOSO-AFONSO.

Cassio, do Republicanos, tem 31 anos, é solteiro e tem ensino fundamental completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 55.000,00.
Mara, do Republicanos, tem 51 anos, é solteira, declara ao TSE a ocupação de dono de casa e tem ensino médio completo. Ela não declara nenhum bem como patrimônio.
Bispo, do PSDB, tem 49 anos, é solteiro e tem ensino fundamental incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 30.000,00.
Leonardo Castro, do Podemos, tem 30 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 70.000,00.
Santana, do PL, tem 40 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino fundamental completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 4.500,00.
Dora de Juraci, do PL, tem 55 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de dono de casa e tem ensino médio completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 19.000,00.
Silvia de Zé Aleijado, do PL, tem 42 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de vereadora e tem ensino médio completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 75.000,00.
Waguinho, do PC do B, tem 36 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 104.500,00.
Geovane Pinheiro, do PC do B, tem 35 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de pescador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 40.000,00.

Veja o número de vereadores por partido

PL: 3
PC do B: 2